José Carvalho Rufino, mais conhecido como Zé Carvalho, atual presidente estadual do PCdoB do Piauí, faz uma análise sobre a atual conjuntura política nacional e sobre a eleição municipal de 2020 em Teresina.

Sobre a eleição municipal de 2020 o presidente do PCdoB destaca o “Movimento 65: Teresina Quer Mais”.

Sob essa bandeira, o PCdoB da capital piauiense mobilizou o partido para construir o seu projeto político para Teresina. Desse trabalho coletivo resultou uma chapa competitiva que terá 38 candidatos ao legislativo municipal, sendo 13 mulheres e 25 homens.

“Nossa chapa para a Câmara Municipal tem promovido debates virtuais nas redes sociais sobre temas importantes da atualidade e apresentando propostas para melhorar a vida dos teresinenses. Já para dirigir à prefeitura de Teresina o PCdoB da capital levou em conta a conjuntura política nacional, em especial, a ideia de formação de uma aliança partidária que leve em conta a defesa da democracia e oposição firme a Bolsonaro e ao seu governo, principais inimigos do povo brasileiro nesse momento. Consideramos também, na definição do nome para a disputa da prefeitura, a importância do debate mais aprofundado sobre os graves problemas que afetam nossa cidade e de mobilizar a população em torno de propostas que se traduzam em uma Teresina sustentável em todos os aspectos, em especial, sua sustentabilidade econômica, social e ambiental”, afirma Zé Carvalho.

Seguindo essas premissas o PCdoB iniciou debates desde o final de 2019, por decisão da Conferência Estadual do Partido, mantiveram diálogo com o Partido dos Trabalhadores (PT) que indicou o nome do deputado estadual e secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, como candidato a prefeito de Teresina.

Zé Carvalho disse que o PCdoB discute com Fábio Novo um projeto político para Teresina. “Já participamos de diversas atividades conjuntas, fazemos parte de sua coordenação de campanha e também estamos contribuindo com a elaboração do plano de governo em conjunto com demais partidos que já integram a campanha”, disse.

Dentre as pré-candidaturas postas, a de Fábio Novo se apresenta como a grande novidade. O pré-candidato tem apresentado ideias inovadoras para a democratização da gestão municipal, para o grave problema do transporte público e de mobilidade urbana, para questões essenciais como: moradia, saúde, programas emergenciais para geração de empregos e renda, atenção especial com a educação, sobre a questão ambiental e a ampliação e conservação de praças e parques.

“A preocupação em ter uma cidade cujo centro da atenção seja as pessoas, é esse o sentimento que move o PCdoB e a nossa aliança para a eleição municipal deste ano. Considerando essas questões, enxergamos a candidatura de Fábio Novo como um novo pensamento político, democrático e progressista para Teresina”, destaca.

No Piauí, o PCdoB participa da disputa eleitoral em 30 municípios. Dentre eles, o município de Picos, onde o partido reafirmou em documento assinado pelo PCdoB, MDB, PL e PT o apoio ao pré-candidato a prefeito, Araujinho. Também apresentaram chapa competitiva para a Câmara Municipal da cidade.

O partido está presente também nas disputas das cidades de Floriano, Esperantina, Pedro II, Monsenhor Gil, José de Freitas e demais municípios do Estado.

Sobre a análise da conjuntura política nacional, o presidente do PCdoB concedeu entrevista para o Pensar Piauí.

Veja a entrevista na íntegra:

Zé Carvalho é Engenheiro Agrônomo e Advogado.

Militante do PCdoB desde 1981. Sua militância iniciou no movimento estudantil na UFPI, onde foi fundador e dirigente do Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica e diretor do DCE/UFPI, na gestão dos anos 1982/1983.

Presidente do PCdoB estadual, eleito em novembro de 2019.

È Fiscal Agropecuário da ADAPI; Assessor da FETAG/PI por seis anos; Coordenador do DNOCS/PI nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Publicado originalmente no Pensar Piauí,  em 09/08/2020