O pré-candidato a vereador quer exercer um mandato com a participação da população teresinense

O pré-candidato a vereador pelo PCdoB é graduado em História pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado pela PUC de Minas, formado também em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e Mestrando em Educação.

Atualmente, é professor da rede privada da rede municipal de ensino de Teresina. Também é empreendedor na área da Educação, como proprietário do Colégio Copérnico, na região do grande Dirceu.

Libonato foi candidato na última eleição de 2016 e obteve uma votação de 1.071 votos.

“Resolvi ser pré-candidato, pois não vejo a política como uma coisa individual, em que as pessoas pensam apenas em se dar bem na vida. Pelo contrário, entendo que a política é a arte de servir através da elaboração de leis que possam melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, como vereador poder exercer o importante papel de fiscalizar o executivo”, destaca.

Professor Libonato acredita que a educação é a grande saída para qualquer atraso estrutural na capital e no País. Busca um mandato compartilhado, com a participação popular.

Se ocupar cadeira na Câmara municipal, quer acatar e resolver os problemas relacionados ao meio ambiente: esgotamento sanitário, galerias pluviais, etc. Também quer desenvolver políticas públicas que permitam a inclusão dos “invisíveis”, como a população em situação de rua e usuários de drogas. “Apesar dos enormes desafios que teremos nessa eleição, principalmente pela crise sanitária, acredito que a população será capaz de entender a minha mensagem e acreditar que meu mandato será popular e participativo”, finaliza.

Histórico

Iniciou sua militância no movimento estudantil no final da década de 70 (Grêmio estudantil do Colégio Agrícola de Teresina); foi membro da Comunidade Acadêmica de História da UFPI; Coordenador da Pastoral da Juventude do meio popular de Teresina; Secretário do Sindicato dos Professores (SIMPRO); Diretor do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Piauí (SINTAPI) e do Sindicato dos Servidores da EMATER – PI (SINTERPI).

É representante de base do SINDISERM (Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina). Atualmente é vice-presidente da AMI (Associação dos Moradores do Itararé) e secretário geral da FEBAPI (Federação de Bairros do Piauí).

Com vasta experiência em gestão, já exerceu o cargo de Extensionista da EMATER- PI durante nove anos; Agente comunitário de apoio às pequenas comunidades rurais do Piauí (APCR, atual PCPR) e diretor de escolas municipais e particulares em Teresina.

Como gestor desses órgãos citados contribuiu com as comunidades através de ações de amplo interesse social.

Como líder comunitário, tem participado ativamente através da AMI e da FEBAPI de ações na região do grande Dirceu, através de campanhas solidárias e de conscientização da população para o enfrentamento da pandemia.

Publicado originalmente no Pensar Piauí, em 12/08/2020