Neste sábado, 17 de outubro, às 19 horas, a candidatura Coletiva “Capoeira e Periferia”, composta por Leônidas Boquinha, DJ Lais, Ms. Parafuso e Ms. Kunta Kinte, que disputa uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina pelo Movimento 65, participará da Live “Capoeira na Política do Piauí”.

Segundo Leônidas Boquinha, porta voz do coletivo, a capoeira faz parte da sua trajetória de vida há mais de 30 anos. Ele enfatiza que a chapa já surge vitoriosa, pois historicamente os capoeiristas são utilizados como massa de manobra pelos políticos tradicionais. “Agora somos protagonistas nessa campanha eleitoral de 2020 para mostrar a força dos capoeiristas e seus simpatizantes. Somos invisíveis e ignorados mesmo sendo o segundo esporte mais praticado na cidade de Teresina, perdendo em número de praticantes apenas para o futebol. Assim como no campo da cultura, também ocupamos o segundo lugar em número de adeptos, atrás do seguimento musical”, ressalta Boquinha.

A live “Capoeira na Política do Piauí” tem a intenção de discutir o reconhecimento, preconceito e permanência desse patrimônio cultural, além de abordar a capoeira –  luta, dança e música – na educação, na cultura, no esporte e na saúde, na acessibilidade e na profissionalização.

O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram do Núcleo de capoeira angola Zimba Teresina @thezimba89 e instagram do candidato Boquinha @leonidas.santana.35

O debate será mediado pelo professor Celso de Brito do Núcleo teresinense do Grupo de Capoeira Angola Zimba. O Grupo, cuja sede está na cidade de Salvador-BA, tem a coordenação geral de mestre Boca do Rio.

A Capoeira

A capoeira surgiu no século 17, praticada por escravos africanos como uma mistura de luta, dança e música. Era uma forma que os escravos tinham de se socializar e lembrar as suas origens. Seu nome adveio dos campos abertos, sem vegetação, onde era praticada. Em algumas partes do Brasil, esses campos ainda são conhecidos pelo nome de capoeira.

A técnica também é símbolo de resistência, pois era usada como defesa tanto por escravos, quanto por libertos, depois do fim da escravidão. Era considerada subversiva e, até a década de 1930, foi marginalizada.

A prática só foi reconhecida em 1937, depois que Mestre Bimba a apresentou ao então presidente Getúlio Vargas, que a declarou esporte nacional.

Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2014, a Roda de Capoeira foi considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).