Escolha uma Página

O Brasil, os Comunistas e os amantes da liberdade e da justiça perdem um dos mais abnegados defensores dessas causas, Haroldo Lima. Sua história comprova isso. O jovem que, vindo da AP (Ação Popular Marxista-Leninista) integrou-se ao PCdoB no início dos anos 70, tornando-se um importante dirigente, líder marxista e exemplo para os que sonham e lutam por um Brasil democrático, soberano e justo. Perseguido, preso e torturado pela ditadura militar, não dobrou-se à ira dos carrascos. Seu discurso vibrante ecoou pelas ruas e praças do Brasil e, também, no Congresso Nacional em seus mandatos de deputado federal. Nos governos populares, iniciados com Lula, foi Presidente da ANP e, como tal, defendeu com firmeza o importante patrimônio representado pela Petrobras, em especial, foi um entusiasta estudioso e defensor do pré-sal, que o tempo mostrou ser importante riqueza do povo brasileiro.

Com a bandeira da Nação sempre à mão, Haroldo seguia a defender as causas mais caras ao Brasil e ao seu povo, e era nele que o partido se mirava como um dos exemplos de defensor do Socialismo e da unidade do Partido como instrumento fundamental da luta do povo brasileiro pelos seus direitos e avanços sociais. Estava nos dias atuais a fazer debates, reuniões virtuais e atividades partidárias para a nossa militância e para o Brasil. Se empolgava ao falar do projeto de nação defendido pelo PCdoB, ao tratar no novo desenho da geopolítica, do papel da China no cenário do mundo atual. Alertava para a importância de ter um Partido ciente dos desafios dos dias difíceis de hoje e com força politica necessária para enfrentá-los. Se fez presente na construção do Partido no Piauí. Quando aqui esteve da última vez, como presidente da ANP, foi recebido com admiração, carinho e respeito por todos nós.

Os Comunistas do Brasil e o povo brasileiro terão sempre Haroldo Lima como referência na luta por uma sociedade livre da pobreza e da miséria que vemos hoje. Haroldo Lima, sempre reverenciado por várias gerações do PCdoB, continuará a ser lembrado hoje e sempre pelos Comunistas do Brasil e pelo povo brasileiro.

Haroldo Lima, Presente!

Teresina, 24 de março de 2021.

Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil / Piauí.