Na manhã desta quinta-feira (17), a jornalista e advogada, e membro da direção estadual do PCdoB – PI, Isadora Cortez, falou em nome da turma de novos advogados aprovados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Piauí.

Segue abaixo, o discurso, na íntegra:

“Bom dia a todos e à todas! Quero saudar a mesa, na pessoa do nosso presidente, Dr Celso Barros, aos familiares e amigos aqui presentes e, por último, mas não menos importante, os agora queridos colegas de profissão.

Estar aqui é um grande feito para todos nós. E cada um sabe da sua caminhada. Hoje, estamos dando mais um passo, ao prestarmos nosso compromisso pela dignidade, prerrogativas e valorização da advocacia.
De público, firmamos um pacto com a justiça, com a efetiva aplicação das leis, com o aperfeiçoamento das instituições e, sobretudo, com o Estado Democrático de Direito, pois fora dos marcos legais da democracia, é impossível exercer a nossa profissão.

O momento que vivemos exige muito de nós. E todos nós, colegas, temos a responsabilidade não só para mediar os conflitos em sociedade, mais do que isso, lutar pela justa aplicação das leis para todo e qualquer cidadão e pelo cumprimento deste, que não é só o nosso instrumento de trabalho, mas a maior conquista da Nova República, a nossa Carta Magna de 1988.

Aqui, na nossa mais nova casa, faço votos de que tenhamos uma brilhante carreira, mas que também estejamos prontos para as adversidades que porventura possam aparecer, pois para o exercício da advocacia, é necessário coragem!

Neste lugar, representando os mais novos advogados e advogadas da nossa seccional, é importante ressaltar que, no decorrer da nossa graduação, aprendemos que não existem saídas individuais para questões coletivas. Ver o mundo sob esse prisma, muitas das vezes nos ensinado no ambiente familiar, deve ser sempre o norte da nossa atuação, no sentido de fazer valer a função social do advogado, pois como disse Evandro Lins e Silva, piauiense e um dos maiores juristas do Brasil, que atuou pela libertação de mais de mil presos políticos no período da ditadura militar: “Eu tenho o vício da liberdade. Não escolho causas para defender alguém.”

E que sejamos sim, profissionais da boa luta. Como falei, o momento que vivemos no Brasil é grave. O negacionismo, a desinformação e a retirada de direitos têm feito parte da nossa rotina. E nós, que ingressamos hoje na advocacia, devemos ser os guardiões intransigentes dos direitos fundamentais e das prerrogativas. Pois, direitos e prerrogativas jamais devem ser negociados.

É aqui na Ordem, na nossa casa que vamos construir essa boa luta. É necessário expandir a nossa voz para defender os anseios do povo brasileiro, pois ao primeiro sinal de ameaça à ordem democrática, será a Ordem dos Advogados do Brasil o nosso grande instrumento de proteção, inclusive conforme expressa o Art. 44, I do nosso Estatuto: “Defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.”

Teremos um longo caminho pela frente, um novo caminho, novas possibilidades e novos desafios nos esperam. Vamos aprender muito, conhecer novas realidades, lidar com as transformações da sociedade, pois estamos consolidando hoje o início de um sonho. Sabe aquela postagem que viralizou nas redes sociais: “ O início de um sonho / Deu tudo certo”? Pois que daqui a alguns anos, a gente possa lembrar desse dia tão especial, olhar para trás e fazer esse mesmo comparativo: o início de um sonho / deu tudo certo!

Muito obrigada a todos e à todas pelo nosso acolhimento à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí. E vamos ao trabalho. Sempre pelo Direito!”

Fotos: Lívia Beatriz