A população de Teresina tem assistido, incrédula, a degradação da prestação dos serviços públicos no município e que são uma obrigação da administração municipal.
Já acompanhamos o colapso da gestão pública da nossa capital em diversos segmentos: transporte coletivo, limpeza pública e, agora, o caos na saúde pública. A população de Teresina, principalmente aqueles de poder aquisitivo mais baixo, se veem abandonados pelos que têm obrigação de fazer funcionar bem, a serviço do povo Teresinense, os serviços que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Teresina. Mas têm responsabilidade com a população, também, os que formam o Poder Legislativo da cidade, já que além da função de legislar, respondem também pela obrigação de fiscalizar a administração pública municipal.
Frente as já evidentes dificuldades do poder público municipal de cumprir as suas obrigações, cabe às demais instituições públicas o papel de, conjuntamente e de forma equilibrada, buscar às saídas legais que viabilizem a devida prestação dos serviços à nossa população.
O Governador do Estado, Rafael Fonteles, de forma lúcida, manifestou sua disposição de colaborar com o restabelecimento da normalidade administrativa e dos serviços, em especial de saúde, à população de Teresina nesse momento crítico. É esse também o nosso entendimento.
Dessa forma reforçamos a ideia de mais transparência nas ações administrativas municipais e a criação de um Fórum das instituições públicas para buscarem soluções emergenciais para a crise que afeta a Prefeitura Municipal, inviabilizando a prestação de serviços à população Teresinense.

Teresina, 29/12/2023.
Comitê Municipal do PCdoB de Teresina.