Neste domingo, 17/10, foi concluído o 15° Congresso do PCdoB, que teve como Patrono o ex- Deputado Federal, que também presidiu a ANP, Haroldo Lima, militante e dirigente histórico do Partido, que faleceu vitimado pela Civid 19.
Ao Ato Político compareceram, virtualmente, os pré-candidatos à Presidência da República Luís Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL), além de mais de uma dezena de lideranças de Partidos aliados e amigos do PCdoB.
O Congresso ressaltou a importância da consolidação de ampla frente de Partidos e movimentos sociais contra bolsonaro e o seu governo que avança no seu intento de desmonte da estrutura do estado brasileiro, objetivo central de sua política ultraliberal. Ganhou destaque também a Federação Partidária, pela qual o PCdoB uniu forças no Congresso Nacional pela sua aprovação, agora, afirmou o líder do PCdoB na Câmara Federal, Renildo Calheiros, é hora de buscarmos a formalização da Federação que melhor atenda aos objetivos do PCdoB nas disputas eleitorais futuras e na construção de frentes políticas em defesa dos interesses nacionais.
O plenário do evento aprovou também a realização de Ato Político do Centenário do PCdoB, a ser realizado em Niterói no dia 25 de março de 2022 e a realização de Atos Políticos nos estados e municípios em homenagem aos 100 anos do Partido Comunista do Brasil.
O Congresso do PCdoB foi encerrado com forte clima de unidade na aprovação da resolução política e na eleição do novo Comitê Central que reelegeu Luciana Santos para a presidência do Partido. Pelo Piauí foram eleitos Osmar Júnior e Elisângela Moura para a direção nacional do PCdoB.

Luciana Santos, reconduzida à presidência nacional do PCdoB.